Atendendo à Lei nº 9.504/1997, após o período eleitoral, a cidade de Valparaíso (SP), irá começar a substituição de todas as luminárias de iluminação, para luminárias de LED.
A lei proíbe, neste período, que seja feita a realização de transferências voluntárias de recursos do Estado aos Municípios, pois, neste caso, será feita uma operação de crédito, ou seja, um financiamento junto ao Banco Desenvolve SP, agência de fomento do governo do Estado de São Paulo.
De acordo com o secretário de obras Ricardo Sanomiya, a ação de substituição das luminárias de iluminação pública, para luminárias de LED tem como objetivo a otimização do consumo de energia elétrica. “Consequentemente, uma melhora ocorrerá na eficiência operacional, contribuindo para a redução da pegada de carbono, alinhando-se assim aos princípios da responsabilidade ambiental. “
Ainda de acordo com o secretário de obras, a cidade toda será contemplada, porém, as obras ainda não começaram e a estimativa é que o investimento seja de aproximadamente R$1.600.000,00.
Economia e segurança
A nova iluminação ajudará na potencialização da segurança municipal e a obra terá como parceira o banco Desenvolve São Paulo que irá financiar a obra da cidade que fica localizada na região administrativa de Araçatuba (SP).
Em entrevista para a reportagem do 018NEWS, Sanomiya disse que financeiramente, a substituição das luminárias atuais para LED é extremamente benéfica à Prefeitura, sendo completamente viável efetuar um financiamento.
Além disso, será adquirido também um caminhão cesto para dar manutenção na iluminação pública, com funcionários públicos. A ação também causará uma economia aos cofres públicos. “Hoje pagamos para uma terceirizada, através de um consórcio, para executar esta manutenção.”